António José Guerreiro CEPA

asceu em Caminha, em 13 de Janeiro de 1944.

Fundou o jornal “O Caminhense”, a revista “Caminiana” e a editora “Camínia” de que é director e administrador.

Publicou duas obras: “Subsídios para a História de Caminha” e “O Fontanário do Largo da Escola”.

Colaborou na imprensa diária, como “A Capital”, “Diário Popular”, “Diário da Manhã” e outros e em periódicos como “O Conquistador”, “Notícias de Viana”, etc. Prestou colaboração nos roteiros das Festas de Caminha, de Santa Tecla e La Guardia (Galiza).

Componente da Tertúlia dos Jornalistas, é sócio fundador da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Alto Minho.

Foi correspondente assíduo da RDP e colaborador em programas regionais da R.T.P.

É sócio da Sociedade Portuguesa de Numismática, da Associação da Imprensa Não Diária, do Instituto Português da Imprensa Regional e do Instituto Galaico-Minhoto.

Promoveu as comemorações do Primeiro Centenário do Jornalismo do concelho de Caminha, em 1981, criou o primeiro Cortejo do Trabalho, Cultura e Recreio do concelho de Caminha e foi um dos fundadores dos Amigos da Foz do Minho e do Clube Desportivo Amadores de Caminha.

Caminha e seu Concelho

Estamos perante a obra mais extensa de Lourenço Alves, autor que se dedicou afincadamente ao estudo do Alto Minho, no que diz respeito a aspectos arquitectónicos, religiosos e históricos.

Esta obra, abarcando todas as freguesias do concelho de Caminha – Seixas, Lanhelas, Cristelo, Moledo, Arga de Cima, Arga de Baixo, Arga de São João, Dem, Vilar de Mouros, Argela, Venade, Azevedo, Vilarelho, Vila Paria de Âncora, Santa Maria de Âncora, Vile, Riba de Âncora, Orbacém, Gondar e Caminha – é um repositório de dados geográficos, climatéricos, demográficos, históricos, sociais, culturais, etnográficos, económicos, urbanísticos, artísticos, patrimoniais e religiosos.

As mais de setecentas páginas que constituem “Caminha e seu Concelho” oferecem-nos, para além do manancial de informação escrita, fotografias, esquemas, esboços de instrumentos e aparelhos ligados a diversas profissões, assim como de algumas peças de artesanato, desenhos, plantas, gráficos e quadros que permitem uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.

Lourenço Alves, assessorado por António Guerreiro Cepa, Torcato Augusto Correia, Francisco Sampaio e João Azevedo, oferece-nos, neste livro, a mais completa monografia do concelho, que, pela vastidão de temas tratados e pela abrangência dos mesmos, merece um destaque especial entre as demais do autor.