Lourenço Alves

Lourenço Alves nasceu em 13 de Agosto de 1931. Concluiu o Curso Teológico em 1956. Licenciou-se em História na Universidade do Porto em 1976.

É sacerdote da diocese de Viana do Castelo. Foi pároco de Carreço, professor de Português e História, Director do Departamento do Arquivo Diocesano e Investigação Histórica do Instituto Católico de Viana do Castelo e professor de História da Arte na sua Escola Superior de TEcnologia.

Foi também o primeiro presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Alto Minho; vice-presidente do Centro de Estudos Regionais; membro da Comissão Diocesana de Arte e Cultura e Director Adjunto da revista Caminiana.

Caminha e seu Concelho

Estamos perante a obra mais extensa de Lourenço Alves, autor que se dedicou afincadamente ao estudo do Alto Minho, no que diz respeito a aspectos arquitectónicos, religiosos e históricos.

Esta obra, abarcando todas as freguesias do concelho de Caminha – Seixas, Lanhelas, Cristelo, Moledo, Arga de Cima, Arga de Baixo, Arga de São João, Dem, Vilar de Mouros, Argela, Venade, Azevedo, Vilarelho, Vila Paria de Âncora, Santa Maria de Âncora, Vile, Riba de Âncora, Orbacém, Gondar e Caminha – é um repositório de dados geográficos, climatéricos, demográficos, históricos, sociais, culturais, etnográficos, económicos, urbanísticos, artísticos, patrimoniais e religiosos.

As mais de setecentas páginas que constituem “Caminha e seu Concelho” oferecem-nos, para além do manancial de informação escrita, fotografias, esquemas, esboços de instrumentos e aparelhos ligados a diversas profissões, assim como de algumas peças de artesanato, desenhos, plantas, gráficos e quadros que permitem uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.

Lourenço Alves, assessorado por António Guerreiro Cepa, Torcato Augusto Correia, Francisco Sampaio e João Azevedo, oferece-nos, neste livro, a mais completa monografia do concelho, que, pela vastidão de temas tratados e pela abrangência dos mesmos, merece um destaque especial entre as demais do autor.