Alberto Antunes de Abreu

Alberto Antunes de Abreu, nascido em Guimarães em 8 de Maio de 1945, tem dedicado grande parte da sua vida adulta ao ensino e à investigação.

É formado em História e Ciências Documentais. Foi Professor, Bibliotecário e dirige o sector editorial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Parte da sua investigação histórica e de Antropologia regional tem sido orientada numa perspectiva semiológica, a coincidir com a leccionação de Língua e Literatura Portuguesa no Ensino Secundário, o gosto pessoal pelas belas letras e a organização das Feiras da Lusofonia que comissariou entre 1997 e 2006.

Eis porque “no conjunto da sua bibliografia activa se contam , ao lado de estudos sobre arte, comportamentos sociais, instituições e personalidades, história local, religiosa e antropológica, também de literatura em geral, poesia e teatro”.

Roteiro Poético de Viana do Castelo

As cidades, como as gentes, são espaços de percurso para os nossos afectos.

Neste livro, Alberto Antunes de Abreu ensina-nos Viana pela mão das emoções de Alfredo Reguengo, João da Rocha, Álvaro Feijó, Amadeu Torres, António Manuel Couto Viana, Conde de Bertiandos, Conde de Aurora, Fátima Passos, Fernão Lopes, Francisco Sampaio, Frei Luis de Sousa, Jorge Amado, José Caldas, José Saramago, Júlio de Lemos, Manuel Baptista da Silva, Maria Emília Sena de Vasconcelos, Maria Manuela Couto Viana, Ramalho Ortigão, Rúben A., Salvato Feijó.